osmc:Sobre: mudanças entre as edições

De Documentação
mSem resumo de edição
 
Linha 2: Linha 2:
{{osmc_info}}
{{osmc_info}}


O [[wikipedia:Domain_name|nome de domínio]] [https://OSM.codes '''<code>OSM.codes</code>'''] significa '''"OpenStreetMap Codes"''', um '''projeto''' mantido pelo [[Instituto AddressForAll]], que também apoia o [[OSM]].
O [[wikipedia:Domain_name|nome de domínio]] [https://OSM.codes '''<code>OSM.codes</code>'''] significa "'''O'''pen'''S'''treet'''M'''ap geo'''Codes'''", um '''projeto''' mantido pelo [[Instituto AddressForAll]], que também apoia o [[OSM]].


A motivação inicial do projeto foi demonstrar que existem alternativas abertas e mais eficientes para código postal do Brasil (CEP) e que, [http://index.okfn.org/dataset/postcodes.html conforme  Open Data Index, é um problema em diversos países]. Em seguida, outra motivação para o uso do domínio <code>OSM.codes</code> foi adicionar redirecionamentos:  [https://github.com/openstreetmap/openstreetmap-website/issues/1807  de geocódigos] (para o website OSM ou geohack),  de [https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Persistent_Place_Identifier identificadores OSM], de códigos ISO, de URNs LEX,  e de [https://www.wikidata.org/wiki/Property_talk:P402#New_Formatter_URL_to_expand_scope identificadores Wikidata].
A motivação inicial do projeto foi demonstrar que existem alternativas abertas e mais eficientes para código postal do Brasil (CEP) e que, [http://index.okfn.org/dataset/postcodes.html conforme  Open Data Index, é um problema em diversos países]. Disso surgiu a proposta mais ampla do padrão [[Discrete National Grid Systems|DNGS]] e sua implementação gratuíta, viabilizando:
 
* Grade Científica multifinalitária, que substitui as "[[Grade estatística|grades estatísticas]]" tradicionais do Censo e de apĺicações científicas.
* Geocódigo logístico, que pode substituir ou complementar [[código postal|códigos postais]], com a vantagem de ser mais curto e "deixar na porta de casa".
* Gecódigo científico, que padroniza a visualização de dados da grade científica e permite intercâmbio de dados baseado em identificadores das células, bem como expressar a área e localização de terrenos em cartórios e administração pública.
 
Outra motivação para o uso do domínio <code>OSM.codes</code> foi adicionar redirecionamentos:   
* [https://github.com/openstreetmap/openstreetmap-website/issues/1807  de geocódigos] (para o website OSM ou geohack),
* de [https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Persistent_Place_Identifier identificadores OSM], de códigos ISO,
* de URNs LEX,  e
* de [https://www.wikidata.org/wiki/Property_talk:P402#New_Formatter_URL_to_expand_scope identificadores Wikidata].


== Implementações do geocódigo ==
== Implementações do geocódigo ==
Linha 36: Linha 46:
**https://osm.codes/n2799737249 redireciona para o *node* do bar Azul.
**https://osm.codes/n2799737249 redireciona para o *node* do bar Azul.


*Resolver [[wikipedia:geo URI|protocolo '''geo URI''']] e sua versão estendida. Exemplos:
*Resolver [[geo URI|protocolo '''geo URI''']] e sua versão estendida. Exemplos:
**https://osm.codes/geo:-22.904500,-47.073697 resolve <code><nowiki>geo:{latitude},{longitude}</nowiki></code> de um ponto em Campinas;
**https://osm.codes/geo:-22.904500,-47.073697 resolve <code><nowiki>geo:{latitude},{longitude}</nowiki></code> de um ponto em Campinas;
**https://osm.codes/geo:-22.904500,-47.073697;u=300 resolve <code><nowiki>geo:{latitude},{longitude};u={raio_incerteza_metros}</nowiki></code> com incerteza de 300 metros (diâmetro de 600 m).
**https://osm.codes/geo:-22.904500,-47.073697;u=300 resolve <code><nowiki>geo:{latitude},{longitude};u={raio_incerteza_metros}</nowiki></code> com incerteza de 300 metros (diâmetro de 600 m).

Edição atual tal como às 09h09min de 12 de junho de 2023

Osmc-namespace logo.png
Documentação integrante do
projeto AFA.codes
Países: BR, CO, EC, UY.
Afa vs Plus, DNGS, ...


O nome de domínio OSM.codes significa "OpenStreetMap geoCodes", um projeto mantido pelo Instituto AddressForAll, que também apoia o OSM.

A motivação inicial do projeto foi demonstrar que existem alternativas abertas e mais eficientes para código postal do Brasil (CEP) e que, conforme Open Data Index, é um problema em diversos países. Disso surgiu a proposta mais ampla do padrão DNGS e sua implementação gratuíta, viabilizando:

  • Grade Científica multifinalitária, que substitui as "grades estatísticas" tradicionais do Censo e de apĺicações científicas.
  • Geocódigo logístico, que pode substituir ou complementar códigos postais, com a vantagem de ser mais curto e "deixar na porta de casa".
  • Gecódigo científico, que padroniza a visualização de dados da grade científica e permite intercâmbio de dados baseado em identificadores das células, bem como expressar a área e localização de terrenos em cartórios e administração pública.

Outra motivação para o uso do domínio OSM.codes foi adicionar redirecionamentos:

Implementações do geocódigo

Árvore de decisão sugerida pela Metodologia OSMcodes, que adota o Generalized-Geohash.

Ao contrário das propostas empresariais e licitações de patente, os OSMcodes partem de propriedade intelectual de domínio público (dados em CC0 e algoritmos abertos) e de decisões soberanas, de cada país sobre seus geocódigos. Uma das decisões mais importantes é com relação à finalidade do geocódigo: o ideal é que seja multifinalitário, não atendendo apenas às necessidades postais, mas também a um maior número de aplicações logísticas e, principalmente, das estatísticas do país, tais como o Censo.

Exceto por países pequenos, os países com área maior que o Uruguai só podem contemplar o requisito de multifinalidade se oferecem seu geocódigo oficial em dois sabores:

  • Geocódigo logístico: mais curto e com grade restrita a jurisdições menores (tipicamente municípios), são mais fáceis de lembrar do que uma placa de carro do Brasil.
  • Geocódigo científico: com abrangência nacional e uma grande quantidade de níveis opcionais, são mais adequados ao Censo e uma centena de outras aplicações estatísticas, econômicas, ambientais, etc.

Vigentes:

Em andamento:

  • Equador
  • Uruguai

Metodologia de implementação

A ilustração ao lado, extraída do artigo OSM publicado em 2022 no 3o SBIDI, [KraEtAll2022a], resume as decisões necessárias: ver osmc:Convenções para maiores detalhes.

Outras funções do site