Discrete Global Grid Systems: mudanças entre as edições

sem sumário de edição
Sem resumo de edição
Linha 77: Linha 77:
... ver ISEA e [[DGGS/Proj/rHEALPix]] com Colômbia.
... ver ISEA e [[DGGS/Proj/rHEALPix]] com Colômbia.


==Limitações==
Existem limites para viabilização do DGGS em larga global, que seria, por sua vez, obstáculo para viabilização da Digital Earth:
*A ISO descreve “o que fazer”, mas '''não define qual a grade global padrão'''.
*'''Não limitou o registro de patentes e ''copyright''''' das soluções DGGS. Continuam a restringir a adoção internacional, através de softwares e bancos de dados de domínio. Apenas países ricos e grandes empresas terão acesso.
*Países pobres continuaram sendo colonizados, pagando royalties e limitando o uso dos seus dados.
*'''O padrão DGGS é muito complexo''', requer [[Open Data Index|abertura de dados]] e maturidade digital, coisa que pouquíssimos países possuem. 
Objetivos inviáveis do DGGS:
*O DGGS teria vantagem de ser Global caso fosse um padrão internacionalmente aceito: na ausência de uma grade padrão, o inverso ocorre, o fato de ser global é uma desvantagem.
*Possui dificuldade em viabilizar acesso: deveria ser justo e barato para o mundo todo, porém apenas empresas e países detentores de '''copyright e patentes''' terão acesso, os demais serão colonizados, a exemplo do que vem ocorrendo com o Google Plus Codes.
*Países em desenvolvimento não possuem “maturidade digital” para tomar opinar ou tomar decisões em torno do "DGGS universal".


==Ver também==
==Ver também==
1 224

edições