osmc talk:Metodologia/Algoritmo SQL/Lib

De Documentação

Lembretes


Comparativo com DGGS

A partir do resumo da seção "Fórmulas e definições" podemos tabular a comparação:

proposta DNGS ISO DGGS
1. Projeção geográfica é de igual-área, com abrangência nacional; para satisfazer aplicações estatísticas (ex. Censo) e de demarcação territorial (garantindo métricas p. ex. da área de quadras e lotes urbanos). Projeção global, sem precisão local satisfatória.
2. Células da grade com formato quadrilátero, para satisfazer aplicações logísticas (exclui triangular por exigir vizinhança eficiente) e de demarcação (exclui hexagonais por exigir hierarquia contígua). Flexível: permite células triangulares, quadriláteras e hexagonais.
3. Sistema hierárquico de grades de nível L:
3.1. Inicia pelo metro. No nível Lmax a célula quadrada tem lado de tamanho .
Não tem "menor resolução" definida.
3.2. A grade de nível zero, L=0, é um conjunto de até 16 quadrados de área , que cobre o território nacional, portanto quadrados de lado , com potência de 2 na cobertura nacional. Demais grades com , interpretada como tamanho do lado da célula quadrada.
A fórmula de é válida para níveis L inteiros e níveis-meio, .
Duas suposições levam à demonstração de valide dos níveis-meio. De "tamanho do lado genérico S de um retângulo", com valor obtido pela raiz quadrada da área do retângulo, ; e a construção geométrica da célula de nível-meio, como união de 2 células do próximo nível inteiro: . Portanto .
As células L0 são faces do poliedro global, as demais podem seguir com qualquer refinamento, sem restrição.
4. Prevê regras de discretização: dado um ponto com valores contínuos, obter valores discretos relativos ao canto inferior da célula de nível L que contém pt. Essa mesma célula pode ser referenciada pelos índices j e i dentro da respectiva célula-mãe de cobertura, ou seja, dentro de cover_id, portanto coordenadas . A discretização segue esse processo: colapso do valor contínuo "XY to jiL", depois a reconstrução como valor discreto, "jiL to xyLRef".

4.1. "XY to jiL": a função xy_to_cover() faz de forma otimizada a identificação da célula de cobertura cover_id, devolvendo as coordenadas da origem XY0 da célula. O próximo passo é encontrar a posição dentro da cover_id, ou seja, . Prevê duas situações, a de grade quadrada, com L inteiro; e a de grade retangular, com "L meio":

  • No nível L inteiro temos células de lado , e podemos quebrar em partes inteiras
  • No nível L meio (Lhalf) temos retângulos de lados no eixo Y e lados no eixo X, onde é o "próximo nível". A quebra em partes inteiras resultará em

4.2. "jiL to xyLRef": a reconstrução é direta, com fórmulas diferentes para o quadrado e o retângulo.

  • L inteiro:
  • L meio:
Não detalha.
5. Prevê a cobertura municipal e regras para a construção do código logístico: com número de células por município de área M, no nível L, pode ser obtido por .
A cobertura uniforme municipal de c celulas do nivel K tem área .
Não prevê.