dg:Inclusão de novas jurisdições

De Documentação

As jurisdições são organizadas em níveis, seguindo-se a convenção da tag admin_level do OpenStreetMap. Os países correspondem ao nível administrativo mais importante, em função da sua soberania quanto às demais convenções, por exemplo relativas ao endereço das casas dos seus habitantes ou às subdivisões do país.

Para evitar controvérsias em torno do conceito de "país", seguindo as diretivas OpenStreetMap e Wikidata, apenas entidades políticas listados no padrão ISO 3166 devem ser considerados países. São portanto 3 identificadores reforçando a caracterização do país, seus metadados e seus limites geográficos:

  • Identificador OpenStreetMap (osm_id), por exemplo o Ecuador é delimitado pela relation 108089.
  • Identificadores numérico (jurisd_base_id) e de duas letras (isolabel_ext) da ISO_3166-2. Por exemplo, o Equador tem jurisd_base_id=218 e isolabel_ext=EC, e as suas subdivisões de primeiro nível em conformidade com ISO 3166‑2:EC, tais como Santa Elena (EC-SE) e Tungurahua (EC-T).
  • Identificador Wikidata (wikidata_id), por exemplo Ecuador tem wikidata_id=736, Santa Elena wikidata_id=1124125 e Tungurahua wikidata_id=504252.

Cabe ao administrador do projeto AddressForAll garantir que todos esses elementos definidores de jurisdição estejam consistentes entre si e tenham sua definição baseada em documentos oficiais, com cópias digitais devidamente preservadas. A homologação das subdivisões mais específicas cabe ao representante AddressForAll de cada país.

Procedimento geral

A definição das jurisdições inicia pela definição dos países, que tem como fonte preliminar (a ser depois confirmada por documentos oficiais) a Wikidata. O primeiro rascunho das subdivisões do país também faz uso da Wikidata.

Procedimento por países

Ficam destacados uma pessoa habitante do país e um técnico (habitante ou não) como responsáveis pela revisão e homologação dos dados. ...

Scripts

Na pasta src usar make jurisdiction_iso_run para rodar "do zero" ou:

  1. make jurisdiction_iso_prepare: para preparar a base uma cópia da tabela de jurisdições.
  2. make jurisdiction_iso_run2: para rodar em separado, depois de UPDATE ou outro preparo da tabela.