PlusCodes

De Documentação

Ver wikipedia:Plus Codes e https://plus.codes

Para efeitos de análise consideramos o PlusCodes e o OLC como entidades distintos. PlusCodes além de fazer uso de um algoritmo próprio (wikipedia:black box), incorpora a infraestrutura do Google Maps (incluindo API) para a resolução de nomes e endereços.

https://en.wikipedia.org/wiki/Talk:Open_Location_Code#PlusCode_is_not_OLChttps://github.com/google/open-location-code/wiki/Guidance-for-shortening-codes

Críticas

Ver osmc:Comparação_com/Plus_Codes.

O OLC não possui hierarquia dígito-a-dígito no geocódigo, um requisito importante para a multifinalidade da grade e seus geocódigos.

O padrão OLC adotou base20, que não é "base potencia de 2" (portanto não é interoperável como Código Natural) e, quando comparado a Geohash (base32), oferece poder de compressão menor.

Caixa preta

Fluxograma do algoritmo de resolução de um PlusCodes (OLC encurtado pela Google), destacando a parte obscura (que tem como entrada no nome e como saída um prefixo de OLC), sem código-aberto nem dados abertos, portanto uma caixa preta.

Ver https://github.com/google/open-location-code/issues/497

Tentativa Cabo Verde

A empresa nacional de correios assumiu o projeto publicamente pelo menos desde 2016, conforme constava em página já removida, http://web.archive.org/web/20161026215226/http://www.correios.cv/conteudo.aspx?id=1843&cid=1844 (em dezembro de 2019 ainda permanecia e em março de 2022 já não existia). Era também a página redirecionada de www.correios.cv/olc.

As negociações com a Google não deram certo principalmente pela impossibilidade do governo estabelecer uma nomenclatura oficial (quem estabelece é a empresa Google), e pela caixa preta da resolução de nomes.

Exemplos:

  • Biblioteca Nacional de Cabo Verde em https://plus.codes/796RWF8Q+WF
    • Código global – 796RWF8Q+WF (pode ser decomposto em prefixo=796R e sufixo=WF8Q+WF)
    • Código Local – WF8Q+WF Praia, Cabo Verde (decomposto em nome=Praia, Cabo Verde e sufixo=WF8Q+WF)

Ver também