OvertureMaps/GERS

De Documentação
Adaptado de https://docs.overturemaps.org/gers/   Ver também post do Blog

O "Sistema Global de Referência de Entidades" da Overture (GERS - Global Entity Reference System) é um sistema de estruturação, codificação e referenciamento de dados geográficos para uma referência universal (semântica) compartilhada. Isso fornece um mecanismo para combinar facilmente conjuntos de dados de diferentes fontes (doadores) com base em um ID GERS específico atribuído a cada objeto semântico.

Por exemplo, dois conjuntos de dados geoespaciais que contêm uma representação do Empire State Building podem ser facilmente combinados porque ambas as representações conterão o mesmo ID GERS, referindo-se à entidade: "Uma representação poligonal da pegada do Empire State Building de Nova York".

Uma entidade GERS é definida por um ID GERS. Esses IDs são úteis para qualquer pessoa que deseje corresponder seus dados aos dados da Overture. Esses IDs são estáveis (dentro do razoável) e únicos.

GERS ID

É análogo ao identificador Q-Item da Wikidata, estabelece um identificador único para o conceito, que pode ser construído por diferentes objetos provenientes de diferentes fontes (doadores).

Principais componentes do GERS

Segundo a documentação, os principais componentes são:

  1. Um conjunto em constante crescimento de entidades que são uma referência compartilhada para uma coisa no mundo, onde uma coisa poderia ser um segmento de estrada, uma cidade, uma loja, um edifício, etc. Múltiplos recursos no corpus da Overture podem e irão compartilhar o mesmo GERS ID se estiverem representando a mesma coisa.
  2. Os IDs do GERS são estáveis (com uma tolerância razoável de erro). Em várias versões dos dados da Overture, serão feitos esforços para garantir que o mapeamento de uma coisa do mundo real para um ID GERS permaneça consistente. Quando a estabilidade não for possível, será fornecida rastreabilidade. Exemplos:
    • Um único segmento de estrada é dividido por uma nova estrada e se torna 2 segmentos de estrada: 1 ID GERS → 2 Novos IDs GERS
    • uma grande pegada de edificação (building) no mapa é determinada como 4 edifícios menores quando um conjunto de dados de resolução mais alta se torna disponível: 1 ID GERS → 4 novos IDs GERS
    • Um edifício é deslocado 10m para o oeste quando imagens de resolução mais alta estão disponíveis: O ID GERS é preservado para esse recurso.

Obtenção de um GERS ID

Segundo a documentação, existem duas maneiras de obter um identificador GERS associado aos seus dados:

  1. Junte-se à Overture, caso em que iremos gerar novos IDs GERS ou associar IDs existentes ao seu conjunto de dados conforme ele se relaciona com o corpus atual da Overture (do qual seus dados agora fazem parte).
  2. Confronte seus dados com o mapa atual da Overture, identificando correspondências entre objetos de mapa existentes com um ID GERS e seus próprios dados.

Na opção 2, novos IDs GERS não podem ser obtidos para entidades em seus dados que ainda não existam no mapa. Apenas recursos no corpus de dados da Overture podem receber um novo ID GERS. Consulte os Cenários abaixo para exemplos mais detalhados de como e quando essas situações surgem.

Discussões sobre GERS ID