Ir para o conteúdo

osmc:Metodologia/Algoritmo SQL/Lib: mudanças entre as edições

Linha 195: Linha 195:


=== Célula dona da borda ===
=== Célula dona da borda ===
As bordas, ou seja, a linha divisória entre duas células, não pode ser uma "linha sem dono", precisa pertencer a uma das células de um dos lados da borda. Por convenção DNGS as linhas afetadas pelo ponto de referência pertencem à célula referida.
[[Arquivo:Osmc-convencoes-bordas-exBR.png|miniaturadaimagem|480px|Grade e seus rótulos de célula em púrpura claro. Os pontos de referência ''XYref'' foram destacados com estrelas vermelhas, e sua "célula dona" rotulada em preto. Idem linhas de borda, rotuladas pelas células com cantos inferior e esquerdo sobre a borda.]]


Na ilsutração mostramos que dois lados da célula permanecem com o rótulo da referência, e outros dois lados pertencem às respectivas células contíguas. Por exemplo a célula "6" da ilustração possui dois lados próprios, o inferior e o esquerdo, e dois lados impróprios, das células "2" e "7".  
As bordas são conjuntos de pontos, formados pela linha divisória entre 2 células e pelo ponto de fronteira entre 4 células. Apesar de serem infinitesimais, as bordas não podem ser "pontos sem dono". Cada ponto de borda precisa pertencer a uma das células, de um dos lados da borda. São convenções técnicas que definem esse pertencimento:
[[Arquivo:Osmc-convencoes-bordas-exBR.png|centro|miniaturadaimagem|420px]]


No caso especial de fronteira nacional, como as células "0" ou "3", onde não existem "células contíguas", o dono é o país estrangeiro, portanto, a rigor, a linha não existe na grade.
# Por convenção DNGS as linhas afetadas pelo ponto de referência pertencem à célula referida. Todos os pontos de fronteira entre 4 células, portanto, possuem um dono.<br/>Exemplo: o ponto ''XY''=(0.0,0.0) pertence à célula ''IJ''=(0,0). A função ''ijS_to_xySref''() fui concebida de modo a garantir essa convenção (e vice-versa). 
# Todos os demais pontos sobre as linhas de borda entre 2 células, pertencem à célula com cantos inferior e esquerdo sobre a borda. <br/> Na ilustração abaixo mostramos que dois lados da célula permanecem com o rótulo da referência, e outros dois lados pertencem às respectivas células contíguas. Por exemplo a célula "6" da ilustração possui dois lados próprios, o inferior e o esquerdo, e dois lados impróprios, das células "2" e "7".
 
No caso especial de fronteira nacional, como as células "0" ou "3" do Brasil, onde não existem "células contíguas", o dono é o país estrangeiro, portanto, a rigor, a linha inteira (incluindo o canto do quadrado) não existe na grade.


=== Geração do sistema de grades ===
=== Geração do sistema de grades ===
2 402

edições