Ir para o conteúdo

a4a:Convenções/Dados: mudanças entre as edições

m (add convenções gerais SQL)
Linha 26: Linha 26:


==Modelo de dados==
==Modelo de dados==
Tabelas documentadas em [[a4a:Convenções/Dados/SQL]].
:<small>Tabelas documentadas em [[a4a:Convenções/Dados/SQL]].</small>
 
O projeto A4A tem como principal produto os dados consolidados, de modo que fica mais evidente as demandas em dados filtrados a partir dos consolidados. A principal entidade da modelagem de um endereço é o lote, aqui representado pela classe abstrata ''Lot'' (também conhecido como "parcela"). Apenas países e locais com maior maturidade digital oferecem polígonos e relacionamentos dos lotes, por isso Lot é uma classe abstrata e LandLot não é uma entidade obrigatório.
<!-- Nem sempre os dados de lote estão disponíveis, e podem ser abstratos, sem geometria, como no caso dos vários endereços de um condomínio ou um mesmo shopping center.-->


Nem sempre os dados de lote estão disponíveis, e podem ser abstratos, sem geometria, como no caso dos vários endereços de um condomínio ou um mesmo shopping center.
[[Arquivo:A4a-UMLclass-addressEtc.png|centro|semmoldura|580px]]
[[Arquivo:A4a-UMLclass-addressEtc.png|centro|semmoldura|580px]]
Um lote típico será associado a um endereço pontual (classe Address com seu DoorPoint quando fornecido), podendo haver mais de um. Por exemplo endereço principal e entrada de serviço, ou endereço separado para medição de água e luz, etc. 
No caso de parques, condomínios, fábricas e shoppings são usuais os múltiplos endereços.
Endereços, anda hoje na grande maioria dos países, são oficialmente fixados a partir de um identificador público (com placas) de um objeto maior, via ou quadra, e sua localização dentro desse objeto maior, conhecida como "número de porta" (''house number''). A posição precisa como ponto geográfico (classe DoorPoint) não é obrigatório, mas '''é o objetivo maior do projeto AddressForAll'''.
A noção de município, trazida pela classe City, é estabelecida pelo nível jurisdicional que garante algumas propriedades:
* é um ''namespace'' dentro do qual os nomes de via não se repetem;
* é a menor jurisdição com algum controle (autonomia) sobre os atributos do endereço:  batiza os nomes de rua e controla a numeração predial oficial (por exemplo marco-zero de cada via). Eventualmente será autonomia também para alterar a recomendação nacional, como no Brasil onde há a liberdade, no município, de adotar outros sistemas de nomenclatura de via e sistemas de numeração de porta.
As Vias, assim como no OpenStreetMap, são necessariamente truncadas pelas bordas do município. Por isso basta o relacionamento Via-City, ficando a consistência com a relação Point-City a cargo da validação espacial.


=== Vinculos com DG ===
=== Vinculos com DG ===
2 583

edições