Ir para o conteúdo

osmc:Convenções/Identificadores inteligentes: mudanças entre as edições

sem sumário de edição
(→‎ID de lote: links casos por país)
Sem resumo de edição
Linha 4: Linha 4:
* parcial ou totalmente independentes de uma autoridade central: não precisa ser o ID oficial, basta que seja um ID válido de 64 bits e que tenha uma expressão simples para o usuário humano.
* parcial ou totalmente independentes de uma autoridade central: não precisa ser o ID oficial, basta que seja um ID válido de 64 bits e que tenha uma expressão simples para o usuário humano.


Outros elementos da metodologia:
A metodologia AFA está intimamente ligada ao protocolo [[Geo URI estendida]]. Outros elementos da metodologia:
* os IDs públicos  (ou nomes oficial e praticado) são associados depois.
 
* a primeira associação é com ID do objeto OSM, depois a partir do OSM confirma-se o ID (nomenclatura) oficial.
* deslocamentos (de posicionamento do vetor no OSM ou concretos da via real) requerem o uso de "''alias''" da antiga posição para a nova posição, na API de resolução da via.
* a dinâmica natural (ex. terremotos deslocam objetos originais dos pontos) e urbana (novas vias, desmembramento de terrenos, etc.) é gerenciável e estável.
 
* os ID público oficial e nomes (oficial e praticado) são associados depois.
 
* a primeira associação é do ID inteligente com o ID OSM do objeto, depois a partir do OSM obtém-se o ID público oficial e nomes. <!-- A correspondência entre Wikidata e OSM em caso de via relevante (ex. [http://wikidata.org/entity/Q41068 Q41068 para avenida Paulista] ou [http://wikidata.org/entity/Q2739838 Q2739838 para BR-116]). -->
 
== Protocolo de resolução de IDs de objetos ==
 
Internamente, no banco de dados, os identificadores são inteiros de 64 bits conforme [[Código natural/Representação interna]].
 
A [[Geo URI estendida]] e a  [[wikipedia:URN|URN]]) podem ser estendidos para incorporar IDs inteligentes na resolução do servidor AFA:
 
* <code><nowiki>geo:id_via:{ID}</nowiki></code> Resolve o identificador público de ''via'' (estrada, rua, etc.)
* <code><nowiki>geo:id_lot:{ID}</nowiki></code> Resolve o identificador público de ''lot'' (lote, gleba, parcela, etc.)
 
* <code><nowiki>geo:id_poi:{ID}</nowiki></code> Resolve o identificador público ''Point of Interest'' (endereço de porta, de medidor, etc.)
* <code><nowiki>geo:id_water:{ID}</nowiki></code> Resolve o identificador público de ''corpo d'água'' (lago, rio, riacho,  etc.)
 
Nos ''URI templates'' o valor de ID é um AFAcode. Por exemplo <code><nowiki>geo:id_via:BR-SP-PIR-42BKG</nowiki></code> identifica uma estrada que contém o ponto [https://afa.codes/BR-SP-Piracicaba~42BKG8 geo:BR-SP-Piracicaba~42BKG8]. <br>Exceção é o PoI-contador, que faz uso internamente do [[Código_natural/Representação_interna#hCount|tipo <code>hCount56_8</code>]], que requer a representação diferenciada. São duas partes, a localização geográfica e o contador de 8 bits. Por exemplo o "endereço  5 do lote <code>BR-SP-Piracicaba~42B4Y</code>" será representado como <code>BR-SP-Piracicaba~42B4Y_5</code>.
 
Se a via sofrer um deslocamento de 5 metros para a direita, resultando em novo código 42BKGB, o identificador público 42BKG será mantido, mas um ''alias'' será gerado do  42BKG8 para o 42BKGB.
 
Cabe ao banco de dados da API (expresso publicamente como planilhas CSV) registrar o valor vigente e sua associação com o antigo. A API resolve o ''alias''.
 
Cabe o gestor do CSV realizar o controle de qualidade: Deslocamentos pequenos, da ordem de metro, não afetam o ID. Deslocamentos grandes (maiores que 10 metros) requerem revisão mais profunda dos endereços, lotes, etc. Havendo gestão pode-se garantir que o sistema como um todo é estável.


==ID de via==
==ID de via==
2 434

edições