Subpavimentação

De Documentação
Revisão de 08h01min de 28 de abril de 2023 por Peter (discussão | contribs) (Criou página com 'miniaturadaimagem|Ilustrando em vermelho a subpavimentação menor (interior), que estaria sobrepondo a subpavimentação maior (com borda) em amarelo. De https://github.com/osm-codes/WS/issues/28 O tema é tratado entre os matemáticos como subpavimentação... Dada uma geometria ''X'', temos duas aproximações, ''X⁻'' e ''X⁺'', tais que  ''X''⁻ ⊂ ''X'' ⊂ ''X⁺''. Precisamos de duas funções neste projeto: # A...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ilustrando em vermelho a subpavimentação menor (interior), que estaria sobrepondo a subpavimentação maior (com borda) em amarelo.

De https://github.com/osm-codes/WS/issues/28

O tema é tratado entre os matemáticos como subpavimentação... Dada uma geometria X, temos duas aproximações, X⁻ e X⁺, tais que  X⁻ ⊂ XX⁺.

Precisamos de duas funções neste projeto:

  1. A cobertura interior, ou seja, X⁻, e portanto uma aproximação de subpavimentação conforme os limites de grade ou de número de células imposto. Na ilustração é a parte vermelha.
  2. A cobertura com borda, ou seja, X⁺. Na ilustração a união da parte vermelha com a amarela, onde a parte amarela é a aproximação de borda.

Outra abordagem, a Morfologia Matemática, trata sempre da aproximação de X como ponto de partida: X⁺ é a sua dilatação e X⁻ a sua erosão, mas existem centenas de maneiras diferentes para se erodir ou dilatar, ver livro em portugues. No PostGIS temos ST_Buffer positivo e negativo como recurso para depois discretizar na grade, quando um controle métrico for necessário.

Implementação

Ver "region cover" (de fato esse é o nome mais popular para a funcionalidade) em s2.sidewalklabs.com/regioncoverer ou S2 Covering Examples.

A interseção pode ser uma boa referência:

  • interseção da borda com grade fixa de maior resolução: pode depois ser otimizada com substituição das células interiores por grades de menor resolução. Pode retornar a borda, o interior X⁻ ou X⁺.
  • interseção da borda com espeçura fixa: tomando-se um buffer métrico da linha de borda podemos medir a área de interseção de modo a selecionar mais corretamente a resolução mais grosseira, minimizando a quantidade de células que comporá a aproximação de borda.
  • interseção com tamanhos variávies: usar o número de células como parâmetro. A função buscaria a menor área de não-interseção, resultando em X⁺.