QR code

De Documentação
Revisão de 17h21min de 26 de janeiro de 2024 por Peter (discussão | contribs)
Exemplo de QR-code apontando para a internet e transmitindo geocódigo relativo ao Novo CEP do Brasil.

Ver wikipedia:QR code. O padrão QR code nasceu no Japão em 1994 mas só veio a ser aceito como ISO quase 20 anos depois, com a publicação da norma ISO 23941:2022.

Recomendação para geocódigos

Recomendação DNGS para garantia de QR-Code mais leve: tudo maiúsculas, contendo uma URL completa para que seja entendida como link. Por exemplo osm.codes/br-49750-K2Y precisa ser HTTPS://OSM.CODES/BR-49750-K2Y. Também recomenda-se usar domínios e geocódigos curtos para contemplar a versão de QR code de máxima simplicidade:

  • Capacidade mínima: resolução 25x25 (version 1) com character encoding alphanumeric (só maiusculas).
  • Resiliência: Level L (Low), 7% da leitura pode falhar que o algoritmo corrige.

O uso típico do geocódigo em QR code é com placas de numeração predial, ou seja, definindo em placa pública da casa o seu endereço de porta. Nestas aplicações o mais importante é que a fotografia, batida do lado da rua, capture o QR code, portanto a resolução não pode requerer maior zoom, e é mais importante do que a resiliência (ou tem foco para tudo ou não tem).

Protocolo geo URI

Geo URI do mesmo endereço

Ver Geo URI. Ao invés do QRcode acima, pode-se adotar, para o mesmo ponto central, geo:-10.68442,-36.984079, com o QR code ao lado configurado para tratar o protocolo com os aplicativos configurados no seu celular (default Google Maps se for Android).

Serviços testados

Serviços software de leitura:

Serviços de geração: