Geocódigo

De Documentação

Ver definição em wikipedia:geocode.

ISO e outros padrões

O padrão ISO 19112:2019 (seção 3.1.2) adotou o termo "identificador geográfico" em vez de geocódigo, para abranger rótulos longos: "referência espacial na forma de um rótulo ou código que identifica um local", conforme texto da ISO. Por exemplo, o nome do país “República Popular da China”, para ISO, é um rótulo.

Código postal

Códigos postais são geocódigos. Na década de 1970, quando teve maior adoção nos países, era uma redundância para a cidade e/ou nome de rua. Tal como um dígito verificador ou esquema de detecção e correção de erros, o código postal é um "verificador-corretor".

Com os geocódigos de maior precisão (ex. Geohash ou PlusCodes), que levam até a porta de casa, a funcionalidade é a mesma, porém se estende à numeração predial, tornando-se um verificador-corretor simétrico. Ambos, endereço tradicional e geocódigo, podem ser usados como endereço e como verificador, um do outro.

Codificar e decodificar

Qualquer geocódigo pode ser traduzido de uma expressão da entidade geográfica, ou vice-versa, o geocódigo traduzido para entidade. O primeiro é denominado processo de codificação, o segundo decodificação. Os atores e processos envolvidos, conforme definido pelo OGC são:

  • geocodificador
    Um software que transforma a descrição de uma entidade geográfica (por exemplo, nome do local ou coordenadas de latitude/longitude) em dados normalizados, e os codifica na forma de um geocódigo.
  • serviço de geocodificador
    Um geocodificador implementado como webservice que aceita um conjunto de descritores de entidades geográficas como entrada. A solicitação é "enviada" para o serviço de geocodificador, que processa a solicitação e retorna os geocódigos resultantes. Serviços mais gerais também podem retornar recursos geográficos (por exemplo, objeto GeoJSON) representados pelos geocódigos.
  • geocodificação
    A geocodificação refere-se à atribuição de geocódigos ou coordenadas para dados de referência geográfica fornecidos em formato textual.
    Exemplos são os códigos de país de duas letras e as coordenadas calculadas a partir dos endereços.
    Nota: quando um esquema de endereçamento físico (nome da rua e número da casa) é expresso de forma padronizada e simplificada, pode ser concebido como geocódigo. Portanto, o termo geocodificação (usado para endereços) às vezes é generalizado para geocódigos.

Em aplicações de indexação espacial, o geocódigo também pode ser traduzido entre representações legíveis por humanos (por exemplo, hexadecimal) e internas (por exemplo, número binário de 64 bits).

Sistemas nominais

Sistemas de grades regulares

...