Aproximação por reta ou plano

De Documentação
Revisão de 20h18min de 8 de maio de 2023 por Peter (discussão | contribs) (Criou página com 'É conhecido dos matemáticos o fato de que qualquer curva contínua pode ser aproximada por uma reta nas vizinhanças de um ponto: center|580px É também denominada "aproximação de primeiro grau em uma expanção em série de Taylor". Descrevendo a ilustração: a tentativa de aproximar, em torno de um ponto ''P'', a linha curva (preta) por uma reta tangente (azul). Conforme aumentamos o ''zoom'' em t...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

É conhecido dos matemáticos o fato de que qualquer curva contínua pode ser aproximada por uma reta nas vizinhanças de um ponto:

Proj-tangentZoom1.png

É também denominada "aproximação de primeiro grau em uma expanção em série de Taylor".

Descrevendo a ilustração: a tentativa de aproximar, em torno de um ponto P, a linha curva (preta) por uma reta tangente (azul). Conforme aumentamos o zoom em torno de P, a aproximação vai ficando melhor, e não importa qual a forma original da curva. Conclusão:

Um "ajuste de escopo local", portanto, será sempre melhor do que o "ajuste de escopo mais amplo".
Plano quase tangente mostrando que a calota é quase plana, e tenderia ao plano, quanto menor o raio do circulo secante.

A curva e a reta são unidimensionais (1D), mas efeito análogo ocorre em 2D. Uma superfície curva, como a Terra, pode ter a pequena região em torno de um ponto P aproximada para um plano, conforme ilustração. Se formos olhando de perto planos secantes porém cada vez mais próximos do plano tangente em P, a área da calota vai diminuindo e a superfície da Terra, em torno de P, cada vez mais parecida com o plano.