osmc:Metodologia

De Documentação
Revisão de 22h55min de 3 de janeiro de 2024 por Peter (discussão | contribs) (Criou página com 'Descrição do algoritmo do AFA.codes Comeca-se com o mapa dos limites territoriais na projeção igual-área adotada oficialmente pelo país. Os limites podem abranger a zona marítma de exploração econômica e arquipélagos, conforme decisão soberana do país. Sobre o polígono dos limites territoriais é desenhado um mosaico de no maximo 16 quadrados, apelidados de "cobertura nacional". Os quadrados da cobertura, apelidados de "celulas da grade nivel zero" (abrev...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Descrição do algoritmo do AFA.codes

Comeca-se com o mapa dos limites territoriais na projeção igual-área adotada oficialmente pelo país. Os limites podem abranger a zona marítma de exploração econômica e arquipélagos, conforme decisão soberana do país.

Sobre o polígono dos limites territoriais é desenhado um mosaico de no maximo 16 quadrados, apelidados de "cobertura nacional". Os quadrados da cobertura, apelidados de "celulas da grade nivel zero" (abreviadamente "celulas L0") nao todos iguais, e de tamanho nao- arbitrario: o tamanho eleito precisa ser uma potencia de 2 (por ex. na Colombia foi eleita a potencia 22 que resulta em 512 km de lado a cada celula). Cada uma das celulas L0 tambem recebe um codigo identificador, que para o humano sera expresso como digito hexadecimal (base 16). Em seguida a grade do país é obtida da subdivisao successiva das celulas em 4, resultado cada subdivisao acumulada em 4^L celulas no nivel L. Por exemplo na grade de nivel L=3 cada celula-mae L0 foi subdividida em 4^3=64 celulas menores, de 512/x=y km

para garantir que cada quadrante seja representado por um digito hexadecimal. O tamanho do quadrante obedece a  uma selecao restrita a potencias de 2.

A grade cientifica do país é obtida da subdivisiçāo successive dos quadrantes em dois.

....