Usuário:Edy/AFA Codes: mudanças entre as edições

De Documentação
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 16: Linha 16:


==== Agora, confira 3 dos dramas do cep atual ====
==== Agora, confira 3 dos dramas do cep atual ====
1) Cidadão sem endereço
Na década de 1970, quando foi criado o CEP, não existia computador barato, nem celular, nem Internet, [http://www.ime.unicamp.br/~apmat/o-sistema-gps/#:~:text=A%20ideia%20de%20desenvolver%20o,altera%C3%A7%C3%B5es%20na%20radiofrequ%C3%AAncia%20por%20sat%C3%A9lite. nem GPS], nem geoprocessamento...  Era “outro mundo”.  Hoje, 5 décadas depois podemos evitar muitos dramas desnecessários:


2) Cidade sem CEP
'''1) Cidadão sem endereço'''


3) Empresa sem dados
'''2) Cidade sem CEP'''
 
'''3) Empresa sem dados do CEP'''
 
Vejamos:


===== 1) Cidadão sem endereço =====
===== 1) Cidadão sem endereço =====
Linha 32: Linha 36:
* Meio Rural (carência até de nome de via);
* Meio Rural (carência até de nome de via);
* Cidades pequenas.
* Cidades pequenas.


==== 2) Cidade sem CEP ====
==== 2) Cidade sem CEP ====
[[Arquivo:Caixa de correio .png|esquerda|miniaturadaimagem|300x300px]]
[[Arquivo:Caixa de correio .png|esquerda|miniaturadaimagem|262x262px]]
Existem inúmeros levantamentos e iniciativas para o enfrentamento do problema, como este do [https://ftp.ibge.gov.br/Metodos_Alternativos_Censo/Terceiro_Seminario/6_cadastro_de_enderecos_e_contagem_da_populacao/cadastro_enderecos.pdf IBGE] em 2006.
Existem inúmeros levantamentos e iniciativas para o enfrentamento do problema, como este do [https://ftp.ibge.gov.br/Metodos_Alternativos_Censo/Terceiro_Seminario/6_cadastro_de_enderecos_e_contagem_da_populacao/cadastro_enderecos.pdf IBGE] em 2006. Dentre os principais problemas, tem a falta de “batismo oficial” dos logradouros, e a falta de numeração predial oficial. As vezes a população vive em grandes centros como os [https://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/seu-bairro-nossa-cidade-sp/2016/09/09/ISOLADOS-MORADORES-DE-MARSILAC-NAO-TEM-ACESSO-A-SERVICOS.htm moradores de Marsilac, distrito do extremo sul] da cidade de São Paulo/Sp. Um dos motivos é a idade do cep atual. Este  CEP de 8 dígitos, “CEP por logradouro”, foi implantado em 1992, mas, cidades como  [https://www.alvinlandia.sp.gov.br/noticia/190/correios-implantara-cep-por-logradouro-em-alvinlandia/ Alvinlândia], Anhembi, Areiópolis, Bariri, Itaju e Lupércio estiveram sem CEP. Hoje são cerca de 5 mil municípios sem CEP. Apenas em localidades com [https://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/brasil-possui-medicos-em-quantidade-suficiente-para-atender-demandas-da-populacao/ mais de 50.000 habitantes], residentes na área urbana têm CEPs por logradouro (ruas, avenidas, alamedas, travessas). Quando o município não tem um CEP para cada logradouro é usado um “CEP genérico”, ou, “CEP Único”.
 
 
==== 3) Empresa sem dados do CEP ====
[[Arquivo:Empresa sem cep.png|esquerda|miniaturadaimagem|113x113px]]
O site oficial de busca de CEP se presta ao atendimento da pessoa física. É gratuíto, mas é proibido pelo correio que haja publicação de uma lista de CEPs da sua cidade. Muitas empresas, todavia, necessitam fazer consultas do CEP “por atacado”. Um grande exeplo são as empresas de logística,  ou aquelas que avaliam grandes cadastros de endereços para outras finalidades. Esses exemplos sempre precisam conferir o CEP de milhares de endereços. A questão de fato é que esses dados são públicos e deviam estar disponíveis.
 


Os principais problemas são a falta de “batismo oficial” dos logradouros, e a falta de numeração predial oficial. As vezes a população vive em grandes em grandes centros como os [https://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/seu-bairro-nossa-cidade-sp/2016/09/09/ISOLADOS-MORADORES-DE-MARSILAC-NAO-TEM-ACESSO-A-SERVICOS.htm moradores de Marsilac, distrito do extremo sul] da cidade de São Paulo/Sp.
=== O AFA.codes veio por isso: ===
Por isso falamos do novo CEP. Veja as características mais marcantes:


O CEP de 8 dígitos, “CEP por logradouro”, foi implantado em 1992, mas de para cá, até 2022, cidades como  [https://www.alvinlandia.sp.gov.br/noticia/190/correios-implantara-cep-por-logradouro-em-alvinlandia/ Alvinlândia], Anhembi, Areiópolis, Bariri, Itaju e Lupércio estiveram sem CEP. Hoje são cerca de 5 mil municípios sem cep. Apenas em localidades com [https://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/brasil-possui-medicos-em-quantidade-suficiente-para-atender-demandas-da-populacao/ mais de 50.000 habitantes], residentes na área urbana têm CEPs por logradouro (ruas, avenidas, alamedas, travessas). Quando o município não tem um CEP para cada logradouro é usado um “CEP genérico”, ou, “CEP Único”.
# '''Universal e sem espera!''' Qualquer metro quadrado pode ter um cep! Não precisa de “tempo de espera para o batismo”.
# '''Multifinalitário''': Tornando-se facilmente parte da [[Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais|INDE]], ideal que seja também a Grade Oficial da INDE, conforme padrão [[Discrete Global Grid Systems|DGGS]] ou [[Discrete National Grid Systems/pt|DNGS]].  
# '''Computacionalmente eficiente''': como indexador espacial hierárquico em todas as implementações, do celular ao Big Data.

Edição das 17h58min de 13 de julho de 2023

AFA Codes: A solução revolucionária que cria um CEP para cada metro quadrado

No mundo moderno, a localização precisa e o cadastramento de áreas são essenciais para diversas instituições e setores da sociedade. No entanto, o atual sistema de CEP do Brasil apresenta limitações e dificuldades para atender a todas as demandas, prejudicando diversos grupos sociais. Apresentamos a você a nossa solução inovadora: AFA.codes: essa solução traz um CEP para cada metro quadrado. Esse sistema revoluciona a forma como o cadastramento e a localização são realizados, oferecendo uma abordagem abrangente e eficiente. Soluciona problemas atuais e se prontifica para as novas necessidades de localização que estão surgindo com as cidades inteligentes.

Resolvendo desafios complexos atuais:

O AFA Codes é a resposta para os problemas enfrentados pelas prefeituras, empresas e outras instituições que precisam cadastrar, catalogar e mensurar informações sobre diferentes locais. Por exemplo, imagine que uma prefeitura queira saber a localização de bancos públicos, lixeiras e pontos de ônibus... Com o AFA.codes, essa tarefa se torna simples e rápida. Nosso sistema possibilita o cadastro de cada vaga de estacionamento da cidade, fornecendo às prefeituras uma visão completa das vagas de automóveis disponíveis. É um exeplo para ilustrar, mas já podemos visualizar que oferece um sistema de controle bastante apurado!

Um sistema inclusivo e abrangente:

Diferentemente dos métodos convencionais que dependem de camadas de informações geográficas, o AFA.codes oferece um CEP único para cada metro quadrado, independentemente de sua localização. Outro exemplo interessante; imagine uma sede da Funai no meio da floresta ou um sítio isolado ou até mesmo, habitações irregulares, nosso sistema disponibiliza um código potal imediatamente para esses locais. Com isso, eliminamos as limitações do sistema de CEP atual e oferecemos uma solução necessária para os desafios que o avanço tecnológico traz.

Benefícios para a sociedade:

Agora, já podemos imaginar um país onde cada metro quadrado tem um CEP... Essa é uma realidade proporcionada pelo AFA.codes. Com essa solução, todas as áreas do país podem ser cadastradas e localizadas com precisão. As prefeituras terão acesso a informações valiosas! Além disso, grupos sociais, que anteriormente eram desfavorecidos, como comunidades remotas ou habitações irregulares, podem obter um código postal imediatamente, garantindo o acesso a serviços essenciais e a inclusão social. Vai facilitar muita coisa!


|Considerando o que falamos até aqui, percebemos que o AFA.codes representa uma nova era da localização geográfica. Com a atribuição de um CEP para cada metro quadrado, nossa solução resolve os desafios enfrentados pelo sistema de CEP brasileiro, trazendo benefícios significativos para a sociedade como um todo. Não importa onde esteja, seja no centro urbano ou em áreas remotas, o AFA.codes está pronto para cadastrar, catalogar e mensurar todas as informações necessárias.

Agora, confira 3 dos dramas do cep atual

Na década de 1970, quando foi criado o CEP, não existia computador barato, nem celular, nem Internet, nem GPS, nem geoprocessamento... Era “outro mundo”.  Hoje, 5 décadas depois podemos evitar muitos dramas desnecessários:

1) Cidadão sem endereço

2) Cidade sem CEP

3) Empresa sem dados do CEP

Vejamos:

1) Cidadão sem endereço

“Para conseguir um comprovante de endereço (...)  é preciso que você tenha uma conta de luz, água ou telefone em seu nome”.

Capturar.png

Consequência: se não tem endereço não tem correio, bombeiro, âmbulância e demais serviços dependentes de comprovante.

Hoje, são estimados 17 milhões de brasileiros que ainda não têm um endereço formal. É quase 10% da população. Os mais impactados são:

  • Loteamentos informais (ex: favelas);
  • Meio Rural (carência até de nome de via);
  • Cidades pequenas.


2) Cidade sem CEP

Caixa de correio .png

Existem inúmeros levantamentos e iniciativas para o enfrentamento do problema, como este do IBGE em 2006. Dentre os principais problemas, tem a falta de “batismo oficial” dos logradouros, e a falta de numeração predial oficial. As vezes a população vive em grandes centros como os moradores de Marsilac, distrito do extremo sul da cidade de São Paulo/Sp. Um dos motivos é a idade do cep atual. Este CEP de 8 dígitos, “CEP por logradouro”, foi implantado em 1992, mas, cidades como  Alvinlândia, Anhembi, Areiópolis, Bariri, Itaju e Lupércio estiveram sem CEP. Hoje são cerca de 5 mil municípios sem CEP. Apenas em localidades com mais de 50.000 habitantes, residentes na área urbana têm CEPs por logradouro (ruas, avenidas, alamedas, travessas). Quando o município não tem um CEP para cada logradouro é usado um “CEP genérico”, ou, “CEP Único”.


3) Empresa sem dados do CEP

Empresa sem cep.png

O site oficial de busca de CEP se presta ao atendimento da pessoa física. É gratuíto, mas é proibido pelo correio que haja publicação de uma lista de CEPs da sua cidade. Muitas empresas, todavia, necessitam fazer consultas do CEP “por atacado”. Um grande exeplo são as empresas de logística, ou aquelas que avaliam grandes cadastros de endereços para outras finalidades. Esses exemplos sempre precisam conferir o CEP de milhares de endereços. A questão de fato é que esses dados são públicos e deviam estar disponíveis.


O AFA.codes veio por isso:

Por isso falamos do novo CEP. Veja as características mais marcantes:

  1. Universal e sem espera! Qualquer metro quadrado pode ter um cep! Não precisa de “tempo de espera para o batismo”.
  2. Multifinalitário: Tornando-se facilmente parte da INDE, ideal que seja também a Grade Oficial da INDE, conforme padrão DGGS ou DNGS.
  3. Computacionalmente eficiente: como indexador espacial hierárquico em todas as implementações, do celular ao Big Data.