osmc:Convenções/Coberturas municipais/Algoritmos: mudanças entre as edições

De Documentação
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
Na verdade é um conjunto de regras heurísticas. Aplica-se à grade associada ao geocódigo logístico, ou seja, base32 caso em uso.
Na verdade é um conjunto de regras heurísticas. Aplica-se à grade associada ao geocódigo logístico, ou seja, base32 caso em uso.


# Conferir se o município está integralmente contido numa célula, e se a interseção da sua geometria com ele resulta em mais do que 25%
Objetivo:
# Conferir os níveis  ...
# Minimizar tamanho do geocódigo maximizando o tamanho do lado das células de cobertura-base.
 
Possibilidades:
# Sem cobertura;
# Cobertura-base;
# Cobertura-base + cobertura-overlay em parte da área do município;
 
Limitantes:
# p <= 32, onde p=quantidade total de células na cobertura;
# 32-p = q, onde 0<q<32
# Level<sub>célula cobertura-base</sub> - Level<sub>célula cobertura overlay</sub> = 2.5
#
 
Casos:
 
# Municípios com uma célula (extraído de email): A heurística é a seguinte: se além de estar contido em uma célula dessas, o município tem área abaixo da mediana, então precisa usar a cobertura de uma célula. Nos demais casos há que se considerar área urbana para saber quanto de overlay resolveria ou não o problema dele. Heurística final: para ampliar o percentil de 50% (mediana) para 75%, deveríamos filtrar as geometrias com área grande (entre 40% e 75%) e elongation_factor grande.
# Sem perímetro urbano: cobertura base
## dado q, encontrar maior Level tal que 32-p>=q. Outra forma de pensar: se quero geocódigos de 5 dígitos, devo responder se p da cobetura-base de Level<sub>5792,6</sub> satisfaz 32-p>=q. Aqui q codifica o entendimento de quantas reservas devem existir.
# Com perímetro urbano
## dado q, encontrar maior Level tal que 32-p>=q. Se a quantidade de dígitos resultante é curta, acabou.
## Se não for curta, reduzir 1 digito na cobertura encontrada mantendo as células da cobertura anterior que interceptarem o perímetro urbano.

Edição das 15h35min de 19 de maio de 2023

Cobertura-base

Na verdade é um conjunto de regras heurísticas. Aplica-se à grade associada ao geocódigo logístico, ou seja, base32 caso em uso.

Objetivo:

  1. Minimizar tamanho do geocódigo maximizando o tamanho do lado das células de cobertura-base.

Possibilidades:

  1. Sem cobertura;
  2. Cobertura-base;
  3. Cobertura-base + cobertura-overlay em parte da área do município;

Limitantes:

  1. p <= 32, onde p=quantidade total de células na cobertura;
  2. 32-p = q, onde 0<q<32
  3. Levelcélula cobertura-base - Levelcélula cobertura overlay = 2.5

Casos:

  1. Municípios com uma célula (extraído de email): A heurística é a seguinte: se além de estar contido em uma célula dessas, o município tem área abaixo da mediana, então precisa usar a cobertura de uma célula. Nos demais casos há que se considerar área urbana para saber quanto de overlay resolveria ou não o problema dele. Heurística final: para ampliar o percentil de 50% (mediana) para 75%, deveríamos filtrar as geometrias com área grande (entre 40% e 75%) e elongation_factor grande.
  2. Sem perímetro urbano: cobertura base
    1. dado q, encontrar maior Level tal que 32-p>=q. Outra forma de pensar: se quero geocódigos de 5 dígitos, devo responder se p da cobetura-base de Level5792,6 satisfaz 32-p>=q. Aqui q codifica o entendimento de quantas reservas devem existir.
  3. Com perímetro urbano
    1. dado q, encontrar maior Level tal que 32-p>=q. Se a quantidade de dígitos resultante é curta, acabou.
    2. Se não for curta, reduzir 1 digito na cobertura encontrada mantendo as células da cobertura anterior que interceptarem o perímetro urbano.