Usuário:Edy/AFA Codes: mudanças entre as edições

sem sumário de edição
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 16: Linha 16:


==== Agora, confira 3 dos dramas do cep atual ====
==== Agora, confira 3 dos dramas do cep atual ====
1) Cidadão sem endereço
Na década de 1970, quando foi criado o CEP, não existia computador barato, nem celular, nem Internet, [http://www.ime.unicamp.br/~apmat/o-sistema-gps/#:~:text=A%20ideia%20de%20desenvolver%20o,altera%C3%A7%C3%B5es%20na%20radiofrequ%C3%AAncia%20por%20sat%C3%A9lite. nem GPS], nem geoprocessamento...  Era “outro mundo”.  Hoje, 5 décadas depois podemos evitar muitos dramas desnecessários:


2) Cidade sem CEP
'''1) Cidadão sem endereço'''


3) Empresa sem dados
'''2) Cidade sem CEP'''
 
'''3) Empresa sem dados do CEP'''
 
Vejamos:


===== 1) Cidadão sem endereço =====
===== 1) Cidadão sem endereço =====
Linha 32: Linha 36:
* Meio Rural (carência até de nome de via);
* Meio Rural (carência até de nome de via);
* Cidades pequenas.
* Cidades pequenas.


==== 2) Cidade sem CEP ====
==== 2) Cidade sem CEP ====
[[Arquivo:Caixa de correio .png|esquerda|miniaturadaimagem|300x300px]]
[[Arquivo:Caixa de correio .png|esquerda|miniaturadaimagem|262x262px]]
Existem inúmeros levantamentos e iniciativas para o enfrentamento do problema, como este do [https://ftp.ibge.gov.br/Metodos_Alternativos_Censo/Terceiro_Seminario/6_cadastro_de_enderecos_e_contagem_da_populacao/cadastro_enderecos.pdf IBGE] em 2006.
Existem inúmeros levantamentos e iniciativas para o enfrentamento do problema, como este do [https://ftp.ibge.gov.br/Metodos_Alternativos_Censo/Terceiro_Seminario/6_cadastro_de_enderecos_e_contagem_da_populacao/cadastro_enderecos.pdf IBGE] em 2006. Dentre os principais problemas, tem a falta de “batismo oficial” dos logradouros, e a falta de numeração predial oficial. As vezes a população vive em grandes centros como os [https://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/seu-bairro-nossa-cidade-sp/2016/09/09/ISOLADOS-MORADORES-DE-MARSILAC-NAO-TEM-ACESSO-A-SERVICOS.htm moradores de Marsilac, distrito do extremo sul] da cidade de São Paulo/Sp. Um dos motivos é a idade do cep atual. Este  CEP de 8 dígitos, “CEP por logradouro”, foi implantado em 1992, mas, cidades como  [https://www.alvinlandia.sp.gov.br/noticia/190/correios-implantara-cep-por-logradouro-em-alvinlandia/ Alvinlândia], Anhembi, Areiópolis, Bariri, Itaju e Lupércio estiveram sem CEP. Hoje são cerca de 5 mil municípios sem CEP. Apenas em localidades com [https://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/brasil-possui-medicos-em-quantidade-suficiente-para-atender-demandas-da-populacao/ mais de 50.000 habitantes], residentes na área urbana têm CEPs por logradouro (ruas, avenidas, alamedas, travessas). Quando o município não tem um CEP para cada logradouro é usado um “CEP genérico”, ou, “CEP Único”.
 
 
==== 3) Empresa sem dados do CEP ====
[[Arquivo:Empresa sem cep.png|esquerda|miniaturadaimagem|113x113px]]
O site oficial de busca de CEP se presta ao atendimento da pessoa física. É gratuíto, mas é proibido pelo correio que haja publicação de uma lista de CEPs da sua cidade. Muitas empresas, todavia, necessitam fazer consultas do CEP “por atacado”. Um grande exeplo são as empresas de logística,  ou aquelas que avaliam grandes cadastros de endereços para outras finalidades. Esses exemplos sempre precisam conferir o CEP de milhares de endereços. A questão de fato é que esses dados são públicos e deviam estar disponíveis.
 


Os principais problemas são a falta de “batismo oficial” dos logradouros, e a falta de numeração predial oficial. As vezes a população vive em grandes em grandes centros como os [https://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/seu-bairro-nossa-cidade-sp/2016/09/09/ISOLADOS-MORADORES-DE-MARSILAC-NAO-TEM-ACESSO-A-SERVICOS.htm moradores de Marsilac, distrito do extremo sul] da cidade de São Paulo/Sp.
=== O AFA.codes veio por isso: ===
Por isso falamos do novo CEP. Veja as características mais marcantes:


O CEP de 8 dígitos, “CEP por logradouro”, foi implantado em 1992, mas de para cá, até 2022, cidades como  [https://www.alvinlandia.sp.gov.br/noticia/190/correios-implantara-cep-por-logradouro-em-alvinlandia/ Alvinlândia], Anhembi, Areiópolis, Bariri, Itaju e Lupércio estiveram sem CEP. Hoje são cerca de 5 mil municípios sem cep. Apenas em localidades com [https://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/brasil-possui-medicos-em-quantidade-suficiente-para-atender-demandas-da-populacao/ mais de 50.000 habitantes], residentes na área urbana têm CEPs por logradouro (ruas, avenidas, alamedas, travessas). Quando o município não tem um CEP para cada logradouro é usado um “CEP genérico”, ou, “CEP Único”.
# '''Universal e sem espera!''' Qualquer metro quadrado pode ter um cep! Não precisa de “tempo de espera para o batismo”.
# '''Multifinalitário''': Tornando-se facilmente parte da [[Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais|INDE]], ideal que seja também a Grade Oficial da INDE, conforme padrão [[Discrete Global Grid Systems|DGGS]] ou [[Discrete National Grid Systems/pt|DNGS]].  
# '''Computacionalmente eficiente''': como indexador espacial hierárquico em todas as implementações, do celular ao Big Data.
47

edições