Geo URI estendida: mudanças entre as edições

m
sem sumário de edição
mSem resumo de edição
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 3: Linha 3:


== Definição ==
== Definição ==
[[Arquivo:Exemplo e.png|miniaturadaimagem|240px|A incerteza é o "tamanho do ponto", '''''u=5''''' nos diz que é um círculo com raio de 5 metros.]]
Na sua definição mais simples, dada pela [http://tools.ietf.org/html/rfc5870 RFC 5870], a Geo URI permite apenas a expressão das coordenadas de latitude e longitude, e o acréscimo do valor da incerteza.
Na sua definição mais simples, dada pela [http://tools.ietf.org/html/rfc5870 RFC 5870], a Geo URI permite apenas a expressão das coordenadas de latitude e longitude, e o acréscimo do valor da incerteza.


Linha 23: Linha 25:
|}
|}


O texto da Geo URI (<code><nowiki>geo:etc</nowiki></code>) é expresso em chats, e-mails, documentos, URLs, APIs, etc. ele permite o entendimento padronizado e a '''ativação de ferramentas de localização geográfica'''. A "resolução dos geocódigos", pela ferramenta ou uso de API, é a chave para a sua ativação.
O texto da Geo URI (<code><nowiki>geo:etc</nowiki></code>) é expresso em chats, e-mails, documentos, URLs, APIs, etc. ele permite o entendimento padronizado e a '''ativação de ferramentas de localização geográfica''' (ex. [[Qr-code#Protocolo_geo_URI|ativação por QR code]]). A "resolução dos geocódigos", pela ferramenta ou uso de API, é a chave para a sua ativação.


O AFAcodes já resolve todos esses tipos:
O AFAcodes já resolve todos esses tipos:
Linha 92: Linha 94:
Como "estado da arte para smartphones" temos https://www.zephr.xyz/ que não usa apenas a constelação de satélites, mas também a "constelação de celulares próximos".
Como "estado da arte para smartphones" temos https://www.zephr.xyz/ que não usa apenas a constelação de satélites, mas também a "constelação de celulares próximos".


== Extenções para geo-tokens ==
== Extenções para IDs e geo-tokens ==
[[wikipedia:Geographical feature|Objetos geográficos]]  de interesse público, tais como ruas, pontos de endereço, polígonos de lote, etc. carecem de um identificador único e independente da aplicação, porém reconhecido pelas [[Jurisdição|jurisdições]] que reforçam sua definição... Os "identificadores oficiais" desse tipo precisam ser registrados em cartório: ver solução [[geo-token]].
[[wikipedia:Geographical feature|Objetos geográficos]]  de interesse público, tais como ruas, pontos de endereço, polígonos de lote, etc. carecem de um identificador único e independente da aplicação. Esse identificador também precisa ser reconhecido pelas [[Jurisdição|jurisdições]] responsável pelos seus dados ou metadados.
 
Os [[osmc:Convenções/Identificadores inteligentes|IDs inteligentes]] são bons candidatos a ID temporário, quanto por exemplo uma rua ainda não tem nome. No caso de IDs oficiais, o ID precisa ser perene e passível de registrado em cartório, sendo viável a solução de [[geo-token]].
 
Foi proposta a seguinte sintaxe para IDs e geo-tokens:
 
{| style="text-align:center; border:0px; padding: 8pt; width: 560px;"
|style="text-align:right;"|Sintaxe: <br/>&nbsp;<br/>Exemplo:
|style="border:1px solid black; text-align:center;background-color:#ead1dc"|Smart ID<br/><code><big><nowiki>geo:</nowiki><b>id:{t}:{x}</b></big></code>  <br/><code><nowiki>geo:id:via:BR+123456</nowiki></code>
|style="border:1px solid black; text-align:center;background-color:#ead1dc"|Geo Token<br/><code><big><nowiki>geo:</nowiki><b>tk:{t}:{x}</b></big></code><br/> <code><nowiki>geo:tk:poa:BR+f01991</nowiki></code>
|-
|&nbsp;||colspan="2" style="text-align:center"|O tipo <code>t</code> pode ser "via", "lot" (lote), "wb" (water body) etc. <br/>O valor <code>x</code> precisa ser consistente com o tipo.
|}
=== Exmplicando ===
Os IDs suprem a demanda análoga à da infância, quando ainda não sabemos o nome das coisas: apontamos com o dedo, e com isso conseguimos resolver o problema da comunicação tão bem quanto usando um nome, "é essa rua aqui ó".
 
Todo ID pode se tornar uma geo-token, é o "batismo oficial do objeto". A geo-token é o ID que fica gravado para sempre no cartório, não será mais esquecido e passa a fazer parte dos "objetos oficiais", reconhecidos pela jurisdição do seu escopo. Se por acaso a posição de referência de uma via ou um endereço precisarem mudar, uma nova geo-token é registtada e associada à geo-token original como sua atualização: nenhuma das duas será perdida, mas quem solicitar a antiga vai obter a nova em retorno.


Decidir sintaxe: <code><nowiki>geo:tk:{tipoID}:{ID}</nowiki></code> ou palavra-reservada (emulando geocódigo), <code><nowiki>geo:{tipoID}:{ID}</nowiki></code>.
Nem todo geo-token será, todavia, um Smart ID: tokens podem nascer de metadados, sem obrigatoriedade da georeferenciação.  Quando surgir o dado oficial (por exemplo objeto no OSM), uma nova geo-token é registtada e associada à geo-token original como sua atualização: nenhuma das duas será perdida, e a partir da nova token passa a ser georeferenciado.


As geotokens podem possuir um comportamento diferenciado que é a indicação de "token georeferenciada no contexto", para os casos de objetos ainda não georeferenciados. Por exemplo um endereço postal sem ponto, com nome de rua ainda não-georeferenciado, mas rua pertencente uma certa cidade, portanto retornará GeoJSON de célula grande centrada na cidade, ao invés de uma célula pontual.
Por exemplo um endereço postal sem ponto, com nome de rua ainda não-georeferenciado, como a rua pertencente uma certa cidade, portanto retornará GeoJSON de célula grande centrada na cidade.


Por fim as geotokens referentes a datasets, retornam GeoJSON de célula grande referente à área de cobertura do dataset, que no pior caso é uma célula L0 do país (dataset de pontos dispersos por todo país).
Por fim as geotokens referentes a datasets, retornam GeoJSON de célula grande referente à área de cobertura do ''dataset'', que no pior caso é uma célula L0 do país (dataset de pontos dispersos por todo país).


== Ver também ==
== Ver também ==
2 391

edições