dg:BR: mudanças entre as edições

De Documentação
(copia-cola)
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Conforme conteúdo sem links de https://github.com/digital-guard/preserv-BR/blob/main/README.md
Conforme conteúdo sem links de https://github.com/digital-guard/preserv-BR/blob/main/README.md


Preservação digital de  '''dados primários do Brasil''', no escopo do '''Projeto Digital-Guard''' e seus projetos-patrocinadores: AddressForAll, OSM-codes e outros.
{{dg-conf-country
|countryName=Brasil
|countryCode-iso2letter=BR
|countryCode-isoNumber=76
|countryCode-wikidata=Q155
|countryCode-osm=59470
|contrySubdivs-descr=
*O país está dividido em '''26 Estados''' federados (e 1 distrito federal - DF), geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios.  Os geocódigos das Unidades da Federação (Estados e DF) seguem a convenção registrada pela ISO 3166‑2:BR. O IBGE também fixou geocódigos numéricos. No OpenStreetMap convenciona-se o que a subdivisão por UF corresponde ao ''nível administrativo 4''.


== Organização territorial e seus geocódigos ==
*Os Estados são subdivididos em um total de '''~5500 municípios''', geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios.  O IBGE fixou geocódigos numéricos para os municípios, e o LexML fixou convenções para expressar os respectivos nomes de município através de URNs LEX. Quanto à abreviação dos nomes não existem padrões oficiais, adotamos neste  projeto as convenções do DER-SP na abreviação de 3 letras, adaptando padrão similar para o restante dos estados.  No OpenStreetMap convenciona-se o que os municípios correspondem ao ''nível administrativo 8''.
Os registros de controle da preservação são baseados em códigos e identificadores persistentes, atribuídos oficialmente pela ISO e outras iniciativas internacionais. Ao Brasil foram atribuídos: no contexto ISO 3166 o geocódigo '''BR''' e número  '''76'''; na Wikidata o identificador Q155; no OpenStreetMap o identificador de ''relation'' 59470.
 
O território nacional e suas subdivisões administrativas representam '''jurisdições''':
 
* O país está dividido em '''26 Estados''' federados (e 1 distrito federal - DF), geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios.  Os geocódigos das Unidades da Federação (Estados e DF) seguem a convenção registrada pela ISO 3166‑2:BR. O IBGE também fixou geocódigos numéricos. No OpenStreetMap convenciona-se o que a subdivisão por UF corresponde ao ''nível administrativo 4''.
* Os Estados são subdivididos em um total de '''~5500 municípios''', geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios.  O IBGE fixou geocódigos numéricos para os municípios, e o LexML fixou convenções para expressar os respectivos nomes de município através de URNs LEX. Quanto à abreviação dos nomes não existem padrões oficiais, adotamos neste  projeto as convenções do DER-SP na abreviação de 3 letras, adaptando padrão similar para o restante dos estados.  No OpenStreetMap convenciona-se o que os municípios correspondem ao ''nível administrativo 8''.
 
As jurisdições de comunidades locais recebem atribuições oficiais para a geração e controle de dados. Conforme o escopo da preservação podemos destacar:


|contrySubdivs-controlDesc=
* Quem atribui nomes às ruas e define o sistema de numeração predial é o município.
* Quem atribui nomes às ruas e define o sistema de numeração predial é o município.
* Quem define e atribui códigos postais é a federação.
* Quem define e atribui códigos postais é a federação.
* Quem atribui nomes de vias dentro de grandes lotes é o seu proprietário (parques, condomínios, fazendas, etc.).
* Quem atribui nomes de vias dentro de grandes lotes é o seu proprietário (parques, condomínios, fazendas, etc.).
 
}}
== Organização deste repositório ==
Neste ''git'' são mantidos apenas metadados, ou seja, descritores das entidades, tais como nomes e geocódigos, enquanto mapas e outros dados, são armazenados externamente por serem muito grandes.
 
Os metadados foram organizados conforme instruções Preserv, na pasta <code>/data</code>:
 
* <code>/data</code>: dados. Na raiz os dados originais de '''entrada''', ou seja, metadados fornecidos para o sistema. Na pasta <code>/data/_out</code> alguns metadados de saída, principalmente comprovantes de integridade e relatórios automáticos de sumarização estatística, gerados pelo sistema.
* <code>/src</code>: código-fonte dos algoritmos SQL, makefile e outros.
 
== Mais detalhes ==

Edição das 10h04min de 21 de maio de 2023

Conforme conteúdo sem links de https://github.com/digital-guard/preserv-BR/blob/main/README.md

Preservação digital de dados primários do Brasil, no escopo do Projeto Digital-Guard e seus projetos-patrocinadores: AddressForAll, OSM-codes e outros.

Dados brutos e mais detalhes em git.digital-guard.org/preserv-BR.

Organização territorial e seus geocódigos

Os registros de controle da preservação são baseados em códigos e identificadores persistentes, atribuídos oficialmente pela ISO e outras iniciativas internacionais. Ao Brasil foram atribuídos: no contexto ISO 3166 o geocódigo BR e número 76; na Wikidata o identificador Q155; no OpenStreetMap o identificador de relation 59470.

O território nacional e suas subdivisões administrativas representam jurisdições:

  • O país está dividido em 26 Estados federados (e 1 distrito federal - DF), geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios. Os geocódigos das Unidades da Federação (Estados e DF) seguem a convenção registrada pela ISO 3166‑2:BR. O IBGE também fixou geocódigos numéricos. No OpenStreetMap convenciona-se o que a subdivisão por UF corresponde ao nível administrativo 4.
  • Os Estados são subdivididos em um total de ~5500 municípios, geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios. O IBGE fixou geocódigos numéricos para os municípios, e o LexML fixou convenções para expressar os respectivos nomes de município através de URNs LEX. Quanto à abreviação dos nomes não existem padrões oficiais, adotamos neste projeto as convenções do DER-SP na abreviação de 3 letras, adaptando padrão similar para o restante dos estados. No OpenStreetMap convenciona-se o que os municípios correspondem ao nível administrativo 8.

As jurisdições de comunidades locais recebem atribuições oficiais para a geração e controle de dados. Conforme o escopo da preservação podemos destacar:

{{{contrySubdivs-ctrldescr}}}